DS7 Crossback: o carro do presidente francês



Eleito recentemente o 25o presidente francês, Emmanuel Macron é um político jovem que têm idéias modernas e pouco convencionais. Talvez por isso sua escolha de carro presidencial não tenha sido exatamente uma surpresa.

Ele escolheu, como carro presidencial, um SUV moderno: o DS7 Crossback.

Um SUV? Pois é caro leitor, um SUV.

Feito especialmente para o desfile de posse, o DS7 tem pintura Bleu Encre (tinta azul), teto solar em tecido, rodas de 20 polegadas personalizadas com elementos dourados e detalhes que o identificam como carro presidencial, como o porta-bandeira e emblemas da assinatura “República Francesa”.

O interior é todo revestido em couro preto Art Leather (batizado de Inspiration Opéra). Como complemento, o Atelier Maury, especializado na técnica de aplicação de ouro em superfícies, cobriu algumas partes com a Toile de Laque, uma técnica de tingimento de algodão ou linho que cria texturas delicadas e deixa o material parecido com couro. Para arrematar, os artesãos fizeram algumas aplicações de folhas de ouro.

O carro ficou pronto sete meses antes do início da comercialização (que se iniciará em janeiro de 2018)

Segundo a marca, “Com este momento histórico, a DS Automobiles, cuja ambição é de encarnar o know-how e a inovação francesa no automóvel, mantém a tradição de figurar entre os carros oficiais da presidência da república. Os DS são de fato modelos emblemáticos e históricos, que ao longo dos anos estiveram presentes em diversos eventos oficiais que marcaram a história da 5ª República”.

O carro

O DS7 Crossback é o primeiro SUV da DS, marca de luxo da Citroën.

Com linhas que remetem ao Audi Q5, principalmente na traseira, o Crossback tem 4,57 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,62 m de altura.
Serão seis opções de motorização: três a gasolina (a Puretech de 130 cv, uma de 180 cv e uma de 225 cv), duas a diesel (BlueHDi de 130 ou 180 cv) e uma híbrida chamada E-Tense, que combina um motor a gasolina e dois elétricos para gerar 304 cv.
A transmissão é automática de 8 velocidades e a lista de itens de série é bastante generosa, contemplando piloto automático adaptativo, reconhecimento de placas de trânsito, sistema de correção de trajetória (que vira a roda ao identificar que o carro está invadindo a faixa de rolagem vizinha em velocidades entre 29 km/h e 180 km/h), DS Park Pilot (sistema de estacionamento autônomo que dispensa o uso dos pedais e do câmbio), câmera de visão noturna, detector de fadiga e um inovador sistema de regulagem de intensidade do facho de leds.

 

© 2017 Guia de Automóveis